Um guia rápido para ganhar confiança quando você socializa

Não fique com medo de mostrar falhas, erros e momentos embaraçosos, porque compartilhar vulnerabilidades faz as pessoas sentirem que você é mais autêntico e, assim, elas vão confiar mais em você.



Fernando Filho - 07/03/2020 10:19h



1. Me apresentar a novas pessoas e rapidamente encontrar algo em comum.
2. Ser eu mesmo, ou alguma versão disso, em vez de tentar impressionar as pessoas.
3. Falar em frente a uma multidão de estranhos (não confortavelmente, mas faço bem).
4. Conversar confortavelmente com uma pessoa ou em um pequeno grupo, sem me preocupar tanto se as pessoas irão gostar de mim.
5. Fazer amizades autênticas com apenas algumas conversas profundas.

Não serei capaz de ensinar a você como eu fiz tudo isso em um artigo, pois levei anos para desenvolver essas habilidades, mas hoje gostaria de compartilhar algumas coisas que poderão ajudá-lo a se tornar mais confiante e a praticar mais.

Em relacionamentos

Primeiramente, devemos nos fazer uma pergunta rápida: por que ao menos se importar? Se estar em situações sociais desconfortáveis é tão difícil, por que fazer-se passar por esse desconforto?

Porque relacionamentos importam. Eles importam mais do que qualquer outra coisa, se você quer estar feliz, saudável e ter um bom trabalho ou um negócio próspero. Você pode sobreviver sem bons relacionamentos, mas não estará vivendo bem.

Se você aprende a socializar razoavelmente bem, poderá fazer um grande grupo de amigos próximos, ter um grupo mais amplo de colegas que você confia e que gosta de você e, talvez, encontre o seu verdadeiro amor. No mínimo, você vai ter uma rede social que irá afastá-lo da solidão e lhe ajudar quando você precisar falar.

Então, o esforço vale a pena.

Na prática

Você não pode ler um guia para a socialização e, em seguida, ser instantaneamente bom nisso. Você já sabe disso. É preciso prática - quanto mais você fizer, melhor você vai ficar.

Mas, como você pode praticar se não tem confiança ainda? Ter confiança faz com que seja muito mais fácil de praticar.

A resposta é que você vai socializar em situações mais seguras, em primeiro lugar, e obter um pouco de prática e, então, vai partir para situações menos confortáveis??.

Assim, inicialmente, é preciso praticar a socialização com amigos e família ou outras pessoas que você conhece - este é o nível 1. Então, vá para o nível 2, onde você vai ter um estranho e uma ou duas pessoas que você conhece e fique confortável com isso. Então, o nível 3, onde você tem uma pessoa que você conhece e algumas que não. E, no nível 4, você conhece um estranho, mas em uma situação em que esteja um pouco confortável (no seu escritório, em casa ou no seu lugar preferido, por exemplo). O nível 5 é onde você encontra um ou dois estranhos em um lugar desconhecido. Não vá imediatamente para o nível 6 ou 7, onde você fala com uma multidão de pessoas desconhecidas em uma festa ou fala para uma plateia.

Cada nível deverá ser um pouco desconfortável, mas não cheio de medo a ponto de fazê-lo paralisar. Aprenda a trabalhar com o desconforto.

Como ganhar confiança

Ok, aqui está o que eu achei útil:

1. Ninguém está livre de inseguranças quando se trata de socializar. Algumas pessoas apenas parecem mais confiantes, mas as inseguranças estão lá;

2. Se tentar ser você mesmo em vez de impressionar as pessoas, você não vai falhar. É claro, não há uma única versão sua - você é uma ampla gama de diferentes "eus" e qual deles você decide mostrar é uma decisão sua;

3. Não fique com medo de mostrar falhas, erros e momentos embaraçosos, porque compartilhar vulnerabilidades faz as pessoas sentirem que você é mais autêntico e, assim, elas vão confiar mais em você;

4. Confiança é muito mais importante do que impressionar as pessoas;

5. Suponha que a outra pessoa tem boas intenções. Presuma que há uma explicação razoável para como ela está agindo, em vez de presumir más intenções;

6. Confiança vem com a prática. Então pratique, mesmo se você não estiver confiante;

7. A melhor forma de praticar muito é se divertir enquanto pratica. Jogue com as pessoas - quebra-cabeças lógicos, jogos de grupo, quizzes. Jogue com você mesmo vendo quais tipos de dispositivos mnemônicos você pode criar para lembrar o nome das pessoas (poderia imaginar uma pessoa como um animal ou um objeto engraçado relacionado ao nome delas?) ou se desafie para ver por quanto tempo você pode ouvir sem pensar no que vai dizer em seguida;
 
8. Escute e seja curioso;

9. Admita quando você estiver desconfortável e ria disso. Descobri que isso é desarmante - eu digo "Não sou bom em conhecer novas pessoas, então se sinta livre para rir de mim se eu falhar". Eu também admito que sou horrível em lembrar nomes, então eu digo para as pessoas que vou ter que dizer o nome delas algumas vezes para me lembrar deles. E admito que, provavelmente, vou esquecer de qualquer forma;

10. Tente encontrar caminhos para ir além da superfície. Falar sobre os seus trabalhos e sobre o tempo é ótimo, mas o que motiva a pessoa? O que faz com que ela acorde e saia da cama? Pelo que elas são apaixonadas? Do que elas têm medo? O que as constrange? Seja curioso;

11. Sorria e olhe as pessoas nos olhos;

12. Use a reação delas para avaliar seu interesse, em vez de apenas falar;

13. Quando você se encontrar congelando de medo, afaste-se da coisas que você está imaginando que tem medo e volte-se para o momento presente - veja como o seu corpo está, observe as coisas em torno de você, preste atenção aos rostos das pessoas;

14. Pergunte a si mesmo: "Qual a pior coisa que pode acontecer?" A pior coisa é, geralmente, a outra pessoa não gostar de você, o que não é o fim do mundo. Sua vida não fica pior se alguém não gosta de você, mas fica melhor quando você faz um amigo. Por isso, o lado positivo é maior que o negativo.

Este é apenas um começo, é claro, e você irá encontrar estratégias que funcionam melhor para si. Mas pratique essas ideias em situações semi-confortáveis com as pessoas e você vai ficar bom nisso e ganhar a confiança que está procurando.

Artigo originalmente publicado no Zenhabits e cedido gentilmente ao Administradores.com.



Enviar Mensagem

Voltar